APELO URGENTE:

 

UM COMPROMISSO DE AMOR A FAVOR DAS PESSOAS SURDAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este boletim foi traduzido da lingua italiana porque a nossa missão tem matriz na Italia. O nosso desejo è aquele de contar a nossa experiéncia e contribuir com a divulgação do Evangelho entre as pessoas surdomudas no mundo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

1

A minha experiència com Deus

 

 

Em 1985 o Senhor mudou a minha vida, fazendo-me um filho seu.  A vida que vivia era muito triste, cheia de muitas voltas, como tristeza, amargura e desilusão. E assim vivi um tempo durante a minha adolescéncia, que eu queria morrer porque a minha vida era cheia de desilusão e insatisfações. Eu não via nenhuma possibilidade de mudar;   vagava pelas estradas da vida procurando romper o desespero; então pegava ònibos e andava  de uma parte para outra  tentando fugir: assim foram dias amargos. Mas um dia a Luz raiou, iluminando a minha mente, e começei a olhar em direção a Deus; tive uma verdadeira claresa que o Senhor estava perto de mim. E assim sendo, as muitas amarguras e preocupações que oprimiam-me começaram a desaparecer da minha vida. Esta foi uma primeira experiéncia, mas na minha vida tive outras experiéncias, mesmo que muitas vezes eu nào entendia o trabalhar de Deus, mas apòs algum tempo eu entendia a Sua providencia.

Tive treis experiéncias muito importantes: aconteceu comigo mesmo antes de aceitar a Jesus, tive uma experiéncia singular e maravilhosa; foi assim: uma andando de bicicleta, uma outra quando me encontrava num orgão publico, e outra quando me encontrava no banco; em todos esses casos, inesperadamente começei a sentir dentro de mim uma grande felicidade, essa felicidade chegou até as lagrimas, era algo de Deus.

Assim sendo apòs terem passados alguns anos, o Senhor me chamou. Lendo as Sagradas Escrituras comprendi a Verdade e reconheci que eu precisava do Senhor que desceu do Céu para salvar-me. Assim aceitei a Jesus como meu Salvador  pessoal, e confiei a Ele a minha vida colocando-me em suas mãos.

Lembro-me que começei a humilhar-me na presença de Deus, e prostrado à Seus pés pedia ao Senhor para converter o meu coração. Então começei a sentir a Sua santa presença, que è muito maravilhosa. Senti naquela sala a presença do Senhor sobre mim, era tão real que do meu coração saia uma oração com palavras que jamais tinham saido da minha boca. Eram como um rio de palavras  geradas pelo Espirito Santo, estando eu com minhas mãos levantadas em direção ao Céu. Tenho lembrança que, antes que acontecesse essa bendita experiéncia, eu sofria ainda de muito medo,  de dormir sò com a luz do quarto apagada. Muitas vezes, quando me encontrava nesta situação, um grande medo apoderava-se de mim, e não conseguia dormir e ficava aterrorizzado. Mas, graças a Deus, quando Jesus entrou na minha vida, fui liberto deste grande mal. Apòs esta libertação vivi sucessivamente um periodo de solidão por cinco anos, porque estava sò, mas jà dormia sò e no escuro, e não tive nenhum problema porque o Senhor arrancou aquele grande medo.  Gloria ao Seu Nome!

Lembro-me muito bem dos primeiros dias da minha conversão, quando eu estava na rua, não via a hora de voltar para orar, porque queria um novo e maravilhoso encontro com o meu Salvador. Eu nasci de novo, era uma nova realidade, e com uma certeza absoluta que as barras da prisão espiritual na qual eu estava preso, estavam cortadas, e agora era um homem livre. GLORIA DEUS!

 

2

A criação da missão

 

 

Jà se passaram alguns anos daquela preciosa experiéncia, o Senhor colocou no meu coração o desejo de levar o Evangelho aos surdos, e sinto-me no dever de partecipar deste sentimento. No ano de 1989 conheci uma associação chamada “Luce tra le tenebre” (Luz nas trevas); esta associação tinha como objetivo de anunciar o Evangelho as pessoas cegas. Tive a oportunidade de escutar as fitas audio que esta associação tinha preparado oportunamente para os cegos. Isto me alegrou, mas me fez pensar em outra categoria de pessoas em desvantagem, que da mesma maneira precisavam da mensagem de Jesus Cristo, isto è os surdos. E desta ideia nasceu o desejo de fundar uma missão para pregar a Palavra de Deus aos surdos. E assim foi. Começamos a escrever o primeiro boletim e o inviamos aos surdos que conheciamos, e a tantos outros na medida do conhecimento. Este boletim era composto com duas folhas; na primeira folha tratava-se da apresentação e objetivos; a segunda folha era um folheto com um lindo testemunho; assim completava o conteudo da mensagem. Depois de alguns meses  preparamos um segundo boletim, anexando a este o Evangelho de São João e um folheto de testemunho, e foram enviados pelo correio para os devidos endereços.  Logo em seguida preparamos um terceiro boletim e neste anexamos uma folha com ilustrações, entendi que atravez de ilustrações  è pratico, è mais atraente para os surdos lerem, porque eles tem as suas dificultades na aprendisagem do idioma, pelo fato de serem surdos. Empenhados neste projeto fizemos o quarto boletim, e anexamos mais um folheto com ilustrações da nossa ideia. Devo informar que a realização deste folheto com ilustrações foi muito dificil, tive problema por um bom tempo, que cheguei a pensar a não produzir mais boletins. Mas a Palavra de Deus diz que os nossos pensamentos não são os de Deus (Isaias 55:8). Aconteceu que um dia eu recebi um jornal da missão “Joni and Friends” (Associação a favor dos deficientes), que continha um testemunho lindo de um crente deficiente, seu nome è Mariano La Franca, um irmão que conheci pessoalmente. Este testemunho fez nascer no meu coração o desejo de promover um jornal de noticias para os surdos, contendo testemunhos de pessoas surdas. E assim emprimimus, com ajuda do Senhor, a primeira edição do nosso jornal acompanhada de folhas ilustradas, e assim a segunda, a terceira, e chegamos hoje  a  decima  edição.

Por um momento voltei no passado e lembrei-me do nascimento da missão, e devo dizer que um dos problemas que por necessidade tivemos que infrentar, foi o de reaver os endereços e os nomes dos surdos para mandar o nosso material, porque o nosso sistema de trabalho era de alcançar estas pessoas atravez da correspondencia. Se caso alguem quisesse a visita seria feita apòs a solicitação.

Começamos então a fazer apelos ao povo de Deus pedindo se eles conheciam  pessoas surdomudas , afim de nos informar nomes e endereços. Fazemos apelos atravez de jornais evangelicos e emissoras e livrarias evangelicas, e nas Igrejas de toda a Italia. Ricorri a todos, amigos, contactos pessoais, e consegui alcançar 350 pessoas surdas. Existem na Italia 60.000 surdos, sò consegui alcançar um pequeno numero.

 

3

Objetivos atuais da missão

 

 

O motivo do presente boletim è lançar um desafio a todos os crentes do mundo a sentirem-se sencibilizados a esta necessidade de evangelizar os surdos, porque no mundo inteiro existem milhões de surdos. Uma estatistica diz que no Brasil existem cerca de 5.000.000; o nosso desejo è que estas pessoas sejam alcançadas. Assim volto a repropor o meu desafio e um caloroso convite a todos os crentes do mundo, em particular a todos os que sintam no seu coração o desejo de levar o Evangelho ao surdos. Nòs cremos que o Senhor Jesus Cristo de verdade è o Senhor da Igreja, e escolhe os seus filhos para lhes confiar os seus compromissos particular, segundo a suas capacidades. Sendo assim quero fazer um apelo em particular aqueles crentes que sentem uma chamada para servir ao Senhor neste campo, e nos colocamos a disposição para ajudar e estimular a iniciar um trabalho evangelistico neste sentido. Aquilo que nòs jà fizemos atè hoje pode ser feito por qualquer servo de Deus, chamado por Deus, para esta finalidade, pode faze-lo atè melhor. Aqueles que estão lendo, e os que vão ler este boletim, que estão pensando em fazer qualquer coisa para o Senhor, fazem bem, porque o Senhor nos chamou para fazer e não ficar parados, e assim frutificam os talentos que nos foram dados. Entendam, meus caros irmãos em Cristo, temos tanto trabalho a fazer neste grande campo do Senhor, e creio que o mundo dos surdos è um campo onde temos a necessidade de muitos trabalhadores valorosos. Nòs devemos orar ao Senhor, ao Deus Onipotente, para que nos possa ajudar a ser  verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo para as pesoas surdas. Creio que ainda hoje a voz do Senhor   diz ao seu povo como disse um dia ao profeta Isaias: “A quem enviarei, e quem hà de ir por nòs?” – E o profeta rispondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”  (Isaias 6:8)

Meus caros irmãos, rispondam positivamente a este apelo como fez o profeta Isaias, não deixem sem resposta a esta solicitação do Senhor. Nesses ultimos anos se abriu a possibilidade de aprender a lingua dos sinais, isto è a linguagem mimica gesticulativa usada pelos surdos. Hoje esta acontecendo que em varias nações se estão organizando varios cursos para aprender a lingua dos sinais; por este motivo se alguem se interesar, pode frequentar estes cursos, aprender esta lingua e ter assim um contacto com o mundo dos surdos. Sò è preciso boa vontade, mas pedimos que orem ao Senhor para que a Sua vontade seja feita em vòs, e que Ele coloque no vosso coracão um desejo ardente de levar a mensagem de Deus a estas pessoas. Ajude-nos a orar atè o Senhor envie muitos obreiros no Brasil, em Portugal, na Italia e no mundo inteiro para anunciar o Evangelho aos surdos.

Por favor, orai sem cessar para que o Senhor vos mostre em qual maneira podeis servir-lo. E se sentirem uma chamada ou um amor especial pelos surdos entre em contacto conosco para que possamos dar mais informações, mas tambem para vos oferecer o nosso material especifico para os surdos. Quero salientar que è necessario entender a particular necessidade das pessoas surdas pela ausencia da audicão, eles tem uma grande dificuldade de intender a mensagem do Evangelho quando è pregado ao vivo; em segundo lugar, muitos surdos possuem dificuldade para apreder a lingua escrita (divido a surdes). Então devemos usar meios mais adeguados para alcança-los, e isto estamos fazendo com a ajuda do Senhor. Assim sendo queremos pedir aos irmãos ainda de orar por nòs, para que o Senhor nos ilumine e que nos capacite de pode-lo servir eficazmente neste ministerio que assumimos para Sua Gloria.

O nosso desejo e a nossa oração è que esta mensagem possa tocar muitos irmãos e irmãs em Cristo para iniciar um trabalho evangelistico entre os surdos. Portanto estamos a disposição se houver alguem com um verdadeiro desejo de servir o nosso amado Senhor Jesus Cristo neste delicado campo. Deus Vos abençõe.

Vosso irmão em Cristo

   Amedeo Bruno

 

 

O nosso endereço: BUONE NOTIZIE  - c/o Amedeo Bruno – C.P. 67 – Uff. Post. PA 48 – Via Roma – 90133 Palermo (Italia)

                                                                      

                                                                       E. Mail: b.notizie@virgilio.it

                                                                       Site: www.sordi-buonenotizie.it